Para as mulheres, os efeitos de lavagens foram variados e as peças tiveram aplicações de brilho, bordados e rendas,já para os homens, o clássico foi mantido.
A Parthenon, marca mineira para homens e mulheres, prepara o lançamento do inverno 2013 para o próximo mês, com cerca de 200 modelos de jeans. A coleção foi desenvolvida a partir de referências retiradas das épocas imperiais, e o luxo associado a esses períodos. Para o público feminino, a marca optou pelas modelagens skinny, flare e corte reto, além de shorts de diferentes comprimentos e tratamentos. Os modelos estão divididos entre as duas linhas femininas da marca: Femme Fatale e Modeling and Laundry. Na primeira, as peças foram trabalhadas com aplicações em paetês, bordados, strass, pedras e rendas, trazendo toda a atenção aos detalhes. Já na segunda, a marca não trabalhou com aplicações, preferindo dar destaque às lavagens, que exploram efeitos de luz e sombra, sobre denim em tonalidade de azul profundo e estonagens localizadas. O denim delavê quando utilizado trabalhou lixados, puídos e rasgados, com os modelos assumindo aspecto destruído.
O jeans masculino da coleção é contido, seguindo o padrão tradicional, com calças five pockets e de corte reto, quase sem lavagem, com um ou outro puído aplicados de forma discreta, conta Phillip Braga, estilista da marca. Nesta coleção, a Parthenon não trabalhou com sarja colorida e estampada, como aconteceu no verão. A Parthenon Jeans, que já existe há 27 anos, conta com uma loja de atacado em Belo Horizonte (MG), conta Arilda Nogueira, diretora da empresa. Também trabalha com representantes, que atendem multimarcas de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia. São lançadas duas coleções a cada ano: inverno em março e verão em agosto. Entre as duas, são lançados modelos para complementar o verão. Com fabricação e lavanderia próprias, localizadas em Jaboticatubas (MG), a Parthenon produz 6 mil peças por mês.