Dicas para vitrine de Carnaval

É hora de aproveitar para vender modelos de alto verão e desfazer estoques usando a decoração temática como atrativo. Confira os cuidados na hora de preparar a loja para os dias antes da folia

O Carnaval é sempre um bom motivo para montar uma vitrine temática, especialmente, em 2013, quando a folia cai no início de fevereiro. É hora de aproveitar para vender modelos de alto verão e mesmo girar o estoque que o lojista tenha carregado de 2012. A preparação da loja requer, contudo, alguns cuidados. Não custa repetir que o foco deve ser direcionado para os produtos que estão à venda e não para a decoração, que deve ser suficientemente atraente para despertar o interesse dos consumidores, sem encobrir as novidades ou as ofertas. Excesso de informação na vitrine, desvaloriza o produto, ressaltam os dois especialistas consultados pelo GBLjeans: a designer de interiores especialista em vitrines, Silmara Carreiro, e o professor de Visual Merchandising e Vitrinismo da escola Sigbol Fashion, Daniel Fonseca. Eles são também categóricos em afirmar que as datas comemorativas sempre ajudam a vender mais. Confira como montar sua vitrine carnavalesca sem erros e levando em conta o público que a loja atende.

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Procure não fugir do estilo da loja. O público jovem aceita e curte as intervenções divertidas. Para os mais clássicos, dê preferência à decoração sutil, com poucos objetos relativos à data e parcimônia nas cores. Acessórios neutros são recomendados para figurar nas lojas masculinas.

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Escolher um tema para a decoração serve como um bom começo. Busque inspiração no carnaval de Veneza, nos bailes antigos de salão, ou escolha uma marchinha conhecida e trabalhe com os versos dela. Já pensou em um adesivo com uma frase retirada da letra de uma música de Carnaval que todos conheçam? A partir desse ponto de escolha, monte a decoração, sempre com a preocupação de que o destaque deve ser para os produtos à venda.

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Sempre tente equilibrar as cores das peças com as dos acessórios carnavalescos, sem provocar atritos no espaço reservado para a vitrine. Se o produto for estampado, escolha adereços de, no máximo, duas cores que combinem com a estampa.

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Se falta tempo para a elaboração mais detalhada, espalhe pela vitrine umas poucas máscaras coloridas, em tons que combinem com as roupas e acessórios à venda, algumas plumas, paetês, colares e adesivos divertidos. Coloque perucas coloridas nos manequins.

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Se optar por usar confetes e serpentinas, cuidado. Espalhe esse material apenas na vitrine e em pouca quantidade, vale colocá-los dentro de um vaso de vidro transparente, por exemplo. Confetes e serpentinas sobre o piso da loja deixam a impressão tristonha de ‘fim de baile’, além de serem escorregadios, sobretudo, se molhados. Além disso, juntam muita poeira e confetes se espalham com o vento, chegando até às prateleiras.

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Um recurso para o Carnaval é lançar mão de acessórios metalizados ou de material holográfico. Sem exagero.

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Se o orçamento anda curto para despesas com decoração temática, arrisque brincar com os manequins, vestindo adereços relativos à peça combinados a peças do próprio estoque, como plumas e pulseiras. Aproveite e venda tambéms esses acessórios. Outra ideia é montar kits como camiseta branca, com colar havaiano e um vidro de confetes. Camiseta branca, com máscara colorida e borrifador para colocar água e espantar o calor da folia.

*colaborou Flávia Toledo