Saiba como evitá-los; o GBLjeans Multimarcas ensina o quê fazer para acertar a mão
Por ser o primeiro contato do consumidor com a loja, a vitrine é apontada pelos especialistas como responsável direta por mais ou menos 70% das vendas, ou também pela falta delas. Diante da vitrine, a reação do consumidor é imediata, ou entra, ou passa reto. Causar uma boa impressão no contato inicial passa a ser, portanto, uma ação estratégica para o lojista. Deve ser encarada como uma área de exposição de moda, especialmente, para as lojas que vendem roupas, e não importa para qual segmento.
Muitas lojas usam seus próprios empregados para criar vitrines. Varejistas maiores e lojas de departamento, no entanto, contratam vitrinistas profissionais. E eles não fazem isso porque têm dinheiro para jogar fora. Investem na composição de vitrine porque essa interface ajuda a aumentar as vendas. Embora a maioria das lojas conte com esse espaço, não raro o local é muito mal aproveitado. O GBLjeans Multimarcas reuniu os dez erros mais comuns e apontando as soluções para cada um deles.
#Erro1 Vitrine-estoque
Aquela que está sempre abarrotada de produtos, como se fosse o estoque da loja. Na ânsia de mostrar tudo o que tem, o lojista não mostra nada.
Solução: A melhor vitrine é planejada, com a disposição correta dos produtos, de modo a deixar claro para o consumidor o tipo de roupa que a loja vende, para que público (mulher, homem, crianças, família), o estilo com looks completos e as novidades – óbvio nem sempre cumprido.
#Erro2 Vitrine-armadilha
O lojista escolhe uma peça bem bonita para servir de chamariz. O encanto do consumidor parte-se em pedaços ao descobrir já dentro da loja que aquele item é filho único.
Solução: escolha chamariz que tenha em estoque. Peça única pode levar o consumidor a entrar na loja entusiasmado e a sair dela, irritado. Não é o melhor marketing.
#Erro3 Vitrine-caolha
Tem roupa distribuída aleatoriamente, menos no ângulo de visão do consumidor. Ele simplesmente não sabe para onde olhar.
Solução: o objeto a ser destacado deve estar na altura da linha dos olhos ou um pouco abaixo dela, porque assim o consumidor não precisa virar a cabeça para diferentes lados.
#Erro4 Vitrine-deitada
As roupas ficam depositadas no piso, obrigando o consumidor a olhar para o chão e não vendo nada.
Solução: piso é piso. Serve de apoio para tudo, menos para roupas, que devem estar sempre na vertical, preferencialmente, vestidas em manequins. A regra não vale para ações pontuais como destacar a variedade de cores de um modelo de camiseta, de calça ou de qualquer outra peça de vestuário. É o oposto do que se recomenda para objetos menores, como anéis, pulseiras, óculos e relógios, os quais podem ficar depositados no piso.
#Erro5 Vitrine-sem fim
Ao passar diante da vitrine, o consumidor não consegue encontrar um ponto fixo para olhar, sobretudo, se a loja for de rua e o consumidor passar de carro. Acredite, ele não vai parar nunca, nem que tenha vaga em frente da loja.
Solução: para atrair a atenção, o recomendado é a vitrine ter teto, piso, lateral e fundo, com os produtos sendo intercalados, ora na frente ora atrás.
#Erro6 Vitrine-caduca
Qualquer uma, que mantém a mesma disposição e peças por mais de um mês.
Solução: melhor período para renovar é uma vez por semana. Em lojas de rua de grande movimento, esse prazo poderia ser dilatado para até duas semanas, enquanto a recomendação para lojas localizadas em shopping center é renovar duas vezes na mesma semana. Como vitrine não é catálogo para ter tudo, dá para renovar sempre. É só escolher.
#Erro7 Vitrine-cega
É escura ou, ao contrário, clara demais, dificultando a percepção do consumidor.
Solução: a iluminação deve ser sempre dirigida para a roupa que a loja quer ver destacada. Pode ser jogada de frente, nas laterais, em direções cruzadas, mas quase sempre exige estudo de um especialista para o melhor resultado.
#Erro8 Vitrine-cascão
Tem roupa empoeirada; vidro sujo, engordurado, com marcas de mão, quebrado; tem manequim empoeirado, quebrado, descascando. Você entraria nessa loja?
Solução: pano, água e sabão diariamente. E manutenção sempre.
#Erro9: Vitrine-poluída
De cores ou de informação. Tem roupa, tem display, tem cartazes, tem adesivo de marca, tem adesivo de cartão de crédito, tem vaso, tem tudo, menos harmonia, e o consumidor não sabe para onde olhar.
Solução: a melhor vitrine deve trabalhar com duas ou três cores no máximo. A regra é o senso comum: se a roupa é colorida, a vitrine tem que usar cores neutras, e vice-versa. Adesivos? Só se for de flor para ambientar a vitrine de primavera.
#Erro10: Manequim bico-do-corvo
Quebrado, faltando mão ou pé; velho, começando a descascar; sujo; desbotado; e descalço.
Solução: sim, manequim também se aposenta. Não adianta encobrir a falta de mão com a manga da camisa, ou disfarçando a falta de pé atrás de um objeto de decoração. Fica feio. Se o manequim é novo, substitua a parte que falta. Não dá? Não tem jeito, compre um novo. Vale também o ditado de “é velho, mas limpinho”. E mesmo que sua loja não venda sapatos, sempre monte o look incluindo um calçado, mas, não qualquer um, sempre escolha um modelo que combine com a proposta montada, de forma a ajudar a decisão de compra do consumidor. Também não caia em tentação: melhor deixar o manequim careca que colocar aquelas perucas que se compra para ir a festa de Carnaval e jogar fora no dia seguinte.