Entidade gera renda para a comunidade Morada das Lagoas, periferia de Salvador onde funciona a fábrica da marca Tidelli.

Com o equivalente a 2 quilômetros de resíduos de tecido ocupando um galpão, a marca de mobiliário para áreas externas Tidelli investiu em uma ação para alterar o curso do desperdício industrial. Fundou em 2022 o Instituto Tidelli que em parceria com a associação Amolla promove oficinas para moradores da Morada das Lagoas, periferia de Salvador (BA), onde funciona a fábrica da marca Tidelli, aprenderem a desenvolver coleções de acessórios e objetos decorativos com as sobras de tecidos, cordas e outros materiais que antes eram descartados pela fábrica.
“Hoje atuamos com duas oficinas fixas, uma de costura e outra de artesanato. Algumas das mulheres que já passaram pelo Instituto Tidelli foram contratadas em empresas e outras tocam seus próprios negócios, com sua própria confecção”, declara em comunicado à imprensa Carlos Eduardo Guimarães, diretor do Instituto Tidelli, no balanço de dois anos da entidade.
De acordo com o comunicado, desde 2022, o Instituto Tidelli repassou R$460 mil para os participantes do projeto, como resultado da venda de 6 mil peças por eles confeccionadas, entre roupas e objetos de decoração.
Além das oficinas de capacitação para geração de renda, o Instituto Tidelli promove, também em parceria com a Amolla, atividades educativas e culturais, como aulas de reforço escolar para as crianças da comunidade.
“Queremos abrir espaço para outras indústrias doarem resíduos, ampliar essa corrente com mais parceiros e atender mais pessoas. No curto prazo, queremos estruturar a captação de recursos para expandir o projeto em outras comunidades”, declarou Guimarães no comunicado de imprensa.
MARCA TIDELLI
Empresa foi fundada em 1989 no Rio Grande do Sul, Tidelli 10 anos depois da fundação transferiu a fábrica para um distrito industrial incentivado pelo governo local na periferia de Salvador, na Bahia. Atua com 26 lojas próprias de varejo, sendo quatro nos Estados Unidos, além do canal de atacado que atende pontos de revenda no Brasil e em outros países (Angola, Dubai e Panamá).