Já na indústria têxtil, preços e produção sobem em junho, acumulando alta no semestre.
Sinalizando a troca de coleção no varejo, os preços e produção de roupas caem em junho. O IPP (Índice de Preços ao Produtor) do mês recuou
1,12%, conforme a pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Foi dos segmentos industriais que mais reduziram preços. As confecções também produziram menos peças de vestuário. A atividade diminuiu 1,20% em junho.No mês, bermudas, camisetas e camisas ficaram mais baratos para o atacado, informa a Pesquisa Industrial Mensal (PIM), realizada pelo IBGE.
Já a indústria têxtil acompanhou o desempenho geral. Contribuiu para a inflação da indústria, com alta de 2,38% em junho, bem acima da média do IPP geral, de aumento de 1,31% para o mês.
No caso dos produtos têxteis, apenas os preços de tecidos de malha caíram no mês.
Ao contrário de vestuário, a produção têxtil subiu em junho. Teve crescimento de 1,80%, depois de cinco meses em queda.
A indústria em geral ficou estável em relação a maio (0%).
ACUMULADO NO SEMESTRE
Ainda que preços e produção de roupas caem em junho, o acumulado do primeiro semestre registra aumento sobre a fraca base do ano anterior. O mesmo desempenho é repetido na indústria têxtil.
De janeiro a junho, vestuário acumula alta de 7,08% nos preços industriais e aumento de 39,20% na produção.
No período, a indústria têxtil acumula alta de IPP de 15,33% e de 35,10% em produção, conforme o IBGE.
Dessa forma, no acumulado do semestre, ambas as atividades ficaram abaixo da média geral do IPP geral, que teve alta acumulada de 19,11%. Mas acima da taxa da produção industrial como um todo, que apresetou alta de 12,90% no semestre.
RECUPERAÇÃO
Analisado em 12 meses, o acumulado mostra crescimento. Contudo, abaixo dos índices do primeiro semestre nas duas atividades.
A produção de vestuário avançou 5,08% e a produção da indústria têxtil cresceu 19,90%, de acordo com a pesquisa do IBGE.
Sobre junho de 2020, o IPP de vestuário subiu 11,09% e o de têxteis, 28,76%.
DESEMPENHO EM GRÁFICOS
Avalie em detalhes, clicando nas setas.