Covid-19 afetará valor das marcas

Responsável por um dos ranking das mais valiosas, Brand Finance estima que o setor de vestuário poderá desvalorizar 20%.

Interior de loja da H&M em Londres

Ao anunciar o ranking das 50 marcas de roupas mais valiosas do mundo em 2020, a consultoria Brand Finance fez uma análise sobre os impactos da covid-19 sobre a apreciação das empresas. A avaliação é de que vestuário será um dos setores mais afetados. A desvalorização está estimada em 20% que deverá estar refletida no ranking de 2021. O valor das 500 maiores marcas do mundo deve potencialmente perder cerca de US $ 1 trilhão como resultado do surto de coronavírus, afirmou a consultoria no relatório que acompanha os resultados do ano.

De acordo com o Brand Finance Global Apparel 50, a Nike é a número um do mundo. É o sexto ano consecutivo da marca na liderança do setor. O valor da marca aumentou 7% sobre 2019. Alcançou US$ 34,8 bilhões, a partir de 1º de janeiro de 2020. Sua rival Adidas teve um ano menos favorável, registrando queda de 1,1% no valor da marca, para US$ 16,5 bilhões. Segundo a consultoria, a Adidas anunciou que espera perder mais de US$ 1 bilhão em vendas no primeiro trimestre de 2020 somente na Grande China.

Entre os destaques, a Brand Finance aponta o forte crescimento da Levi’s de um ano para o outro. Foi a marca que mais cresceu no ranking deste ano. Valorizou 38% para US $ 4,1 bilhões assumindo o 23º lugar.

AS GRANDES QUEDAS

A Valentino e a Gap são as duas marcas de queda mais rápida no ranking, ambas com uma queda de 39% no valor da marca. A Valentino está avaliada em US$ 1,4 bilhão e a Gap, em US$ 1,6 bilhão.

Em função do recuo de 21% no valor de marca, a Zara caiu de posição no ranking para o sexto lugar com US$ 14,6 bilhões. Outra marca do grupo espanhol Inditex, a Bershka também foi depreciada. Caiu 26% para US$ 1,6 bilhão.

A H&M passou da quarta posição para o sétimo posto com a desvalorização de 12,7% para US$ 13,86 bilhões.

A consultoria só publica os valores das marcas Top Ten.