Em busca de melhorar o desempenho da marca na região, o grupo proprietário anunciou que vai reduzir o tamanho da rede até janeiro de 2016.
Como forma de fortalecer o desempenho financeiro da marca Gap na América do Norte, a Gap Inc., holding que controla ainda a Old Navy e a Banana Republic, anunciou ao mercado que vai reduzir o tamanho da rede de lojas na região. Serão fechadas 140 lojas até janeiro de 2016, quando termina o ano fiscal da companhia. E mais 35 pontos deverão ser encerrados depois disso, somando corte total de 175 unidades. A empresa informou que também serão fechadas unidades na Europa, mas, em número menor, sem especificar a quantidade.
Em nota ao mercado, o grupo disse que “vai enfatizar a busca por crescimento global sobretudo através da contínua expansão na China”, onde a empresa conta com cem lojas da marca Gap, em pouco mais de quatro anos. Com o encerramento de 175 lojas, escolhidas pela localização e desempenho, a companhia estima que as perdas alcançarão US$ 300 milhões em vendas.
A rede de varejo da marca Gap contava em janeiro de 2015 com 1.415 lojas operadas diretamente, das quais 960 na América do Norte, 266 na Ásia e 189 na Europa. Nas demais regiões, opera no formato de franquia e o balanço não especifica quantidade de lojas. Entre todas as marcas, incluindo Gap, Old Navy, Banana Republic, Athleta, Piperlime e Intermix, o grupo detinha 3.709 pontos, em janeiro, dos quais 3.280 próprios e 429 franquias.
No ano fiscal de 2014, encerrado em janeiro de 2015, o faturamento da Gap Inc. alcançou US$ 16,4 bilhões, 2% acima do obtido no exercício anterior, sendo que a marca Gap sustentou US$ 6,16 bilhões do total, 3% a menos que em 2013. Os Estados Unidos responderam por US$ 3,57 bilhões da marca Gap e o Canadá por mais US$ 384 milhões. A Europa faturou com a marca US$ 824 milhões, enquanto a Ásia somou US$ 1,2 bilhão. Juntas, as demais regiões contribuíram com US$ 174 milhões.