Fabricante turco de denim publicou seu primeiro relatório de sustentabilidade, fornecendo dados acerca de conquistas e metas.
A turca Isko Denim elaborou pela primeira vez o relatório de impacto de sustentabilidade da empresa. Em comunicado à imprensa, o fabricante afirma que o documento é “uma prestação de conta, de responsabilidade e um compromisso de usar menos e fazer o melhor pelo planeta”. É um passo rumo à transparência. Entretanto, ao contrário de outras empresas que mantêm seus relatórios abertos nos websites, o documento integral da Isko não está liberado a todos, exigindo solicitação prévia para acessar, sem prazo definido para a resposta. No site da companhia, porém, é possível fazer o download de um resumo executivo do relatório.
De acordo com as informações divulgadas, o relatório se propõe a detalhar as medidas já implementadas pela Isko no sentido da sustentabilidade. E aponta as ações previstas, considerando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS) e da OIT (Organização Internacional do Trabalho). O documento aborda, ainda, as metas estabelecidas e que permeiam toda a cadeia de suprimentos com a qual o fabricante opera. Entre as quais, cita gerenciamento de impactos ambientais, supervisão de processos, uso de matérias-primas, pesquisa e inovação, direitos trabalhistas, implementação de melhores padrões de saúde e segurança.
O comunicado recomenda que o relatório possa servir de ferramenta a marcas e designers, que teriam ali parâmetros para o desenvolvimento responsável de suas coleções.
INFORMAÇÕES AUDITADAS
Segundo a Isko, parte do relatório é dedicada às EPDs (Environmental Products Declarations, traduzida para Declarações Ambientais de Produto). Trata-se de uma metodologia que documenta os efeitos de um produto sobre o meio ambiente durante todo o ciclo de vida dele. A análise é feita a partir de uma série de normas técnicas. “Fornecem ao cliente avaliações quantificáveis de impactos, desde o uso da água até a pegada de carbono e a poluição do ar dos campos de algodão”, acrescenta o comunicado. Dessa forma, os clientes podem considerar o impacto de suas escolhas ao produzir ou projetar uma peça de jeans. Conforme o fabricante, a análise abrange em torno de 25 mil artigos.
Os dados foram também auditados pela Control Union Certifications, além de a composição deles estar alinhada às orientações da OCDE de Due Diligence e à metodologia Global Reporting Initiative (GRI).