Apesar de continuarem vendendo apenas online, marcas dos Estados Unidos abrem também pontos físicos para que os consumidores possam experimentar as peças; uma delas já conta com 20 unidades.
A norte-americana Bonobos, de Nova York, parece uma loja de moda masculina comum instalada na Quinta Avenida, com araras e provadores para que os clientes experimentem as peças antes da decisão de compra. Mas, diferentemente de outros varejistas, os clientes dessa loja não levam suas escolhas para casa. Por meio de um aplicativo do smartphone que lê o QR code da etiqueta, o cliente faz o pedido, paga e vai embora porque a peça será enviada posteriormente. A Bonobos surgiu há cinco anos apenas como loja online, mas a abertura do que chama de showroom em Manhattan, no ano passado, deu tão certo que a empresa montou uma rede de 20 pontos físicos nos Estados Unidos, com previsão de inaugurar outros sete até o final do ano.
Para um varejista comum, armazenar e vender peças em um ponto de venda demanda alugar espaços, com valores altos de locação, contratar funcionários que descarregam mercadorias e vendedores que reabastecem as prateleiras, muitas vezes não dando a atenção necessária ao cliente. É difícil prever com exatidão os itens que terão mais saída. A Bonobos opera sem estoques e conta com uma unidade de distribuição independente, trabalhando no showroom apenas com amostras, sem sofrer com encalhe de peças que estreitam as margens de lucro. A empresa mantém a estratégia de loja online, sem estoques no ponto físico, mas com vendedores focados apenas no cliente.
Outras marcas norte-americanas de venda online que estão no mesmo caminho da Bonobos são as lojas de calçados Paul Evans e Jack Erwin que abriram showrooms em Nova York para que os consumidores possam experimentar antes de comprar, além da Warby Parker, de óculos.
No Brasil, a loja virtual Dafiti testou esse modelo em março de 2015 com um showroom temporário que funcionou por três meses em uma das esquinas das ruas Oscar Freire e Consolação, na capital paulista. A loja conceito marcou o lançamento de uma grife própria, a Dafiti Collection de roupas e acessórios. No local, os consumidores podiam experimentar os produtos e finalizar a compra pela internet.