Première Vision de Paris terá 3D

O evento Pluriel, que reúne seis salões diferentes, vai montar um espaço exclusivo no Modamont para mostrar como funciona a nova tecnologia de impressão.

De 16 a 18 de setembro, Paris sedia o Première Vision Pluriel, evento que congrega seis diferentes salões de negócios – Première Vision, o maior deles com 774 expositores; Modamont, com 319 expositores; Cuir à Paris (de couro e pele), com 449; Indigo, com 202; Zoom, com 155; e Expofil, com 50 – que vão mostrar as novidades da indústria para o outono/inverno 2015-16. E, pela primeira vez, todos estarão sob o comando da mesma empresa desde que a PV comprou a Zoom, em setembro do ano passado, e a Cuir à Paris, em fevereiro.

Entre as novidades, a organização destaca o espaço a ser dedicado dentro do salão Modamont para a tecnologia de impressão em 3D. Em parceria com a empresa francesa Multistation, será montado o espaço Fab Lab (de Fashion Laboratories), para fornecer informações sobre os problemas enfrentados na impressão 3D, como funciona o processo, as etapas de fabricação de um objeto tridimensional e os diferentes métodos empregados. Também haverá demonstração para acompanhar a impressão ao vivo, por isso no espaço serão instalados cinco impressoras e um scanner 3D. “Inicialmente concebida para a indústria aeronáutica, a tecnologia de impressão em 3D oferece grande potencial de mudança nos métodos de produção, abrindo novos horizontes para materiais como plástico, cera ou metal, aplicados a indústrias de moda, joalheria e design”, afirma comunicado da organização.

Juntos, os seis salões reúnem 1939 expositores, dez a menos do que agrupou a edição de outono/inverno do ano passado. Dois fabricantes brasileiros participam dessa edição do Modamont: Fitas Britânnia e Moltec (que produz paetês). Na Premiére Vision, terão estandes Savyon, Werner, Cataguases e a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção). O público aguardado gira em torno dos 50 mil profissionais. Segundo a organização, a edição de setembro do ano passado atraiu 53 mil pessoas e a de fevereiro de 2014 (de primavera/verão) recebeu 52 mil pessoas.