Tratamento no denim evita que o tecido absorva líquidos e molhos. Empresa iniciou neste mês produção para uma marca de moda infantil.
A Fama Lavanderia, de Brusque (SC), começou neste mês a tratar o denim com um produto químico especial, conhecido como repelente, que evita que o jeans seja molhado na chuva ou manchado com molhos e produtos líquidos como o café ou vinho. “No caso de receber um jato de ketchup, por exemplo, basta passar um lenço de papel seco que a mancha sai como mágica”, explica o diretor presidente da empresa, Maurílio Coelho.
Segundo o executivo, o produto químico que permite o processo começou a ser importado pela empresa em dezembro e a produção para um cliente de moda infantil, que encomendou 15 mil peças, começou neste mês. “O tratamento é ideal para as crianças que sujam muito a roupa”, observa Coelho. O processo é mundialmente conhecido por ser usado por grandes marcas norte-americanas.
A Fama, que conta com dez grandes clientes, espera aumentar rapidamente a produção, pois a maioria se interessou em testar o processo. “Com esse e outros tratamentos e lavagens inovadoras, esperamos aumentar nossa produção em 20% em 2015”, afirma Coelho. De acordo com o executivo, a empresa processa em média 10 mil peças por dia para dez grandes clientes. “Neste ano esperamos ampliar negócios em São Paulo, além de Santa Catarina”, ressalta.
No ano passado a empresa implantou uma máquina kit batik italiana que faz efeitos de sombra com spray usando 80% menos de água com capacidade de 420 quilos. Também adquiriu mais uma laser com capacidade de 600 watts, totalizando quatro equipamentos que fazem trabalhos de bigode, lixado e detonado, ampliando a produção. “Nossa estratégia é manter os preços mas aumentar a produtividade”, diz Coelho. Aliando as máquinas laser, ozônio e kit batik, a empresa tem economizado dois dias de produção. “O que antes demorava sete dias, hoje sai em cinco”, diz. O executivo prevê boas perspectivas de negócios para 2015. “Os anos de crise devem despertar a criatividade das empresas para ganhar o cliente”, completa.