Organização da feira dedicada ao setor infanto-juvenil faz o balanço parcial do evento que reuniu 135 expositores, desfile com sete marcas e premiação do Estilista Revelação.
Terminou ontem, 27, na capital paulista, a edição de inverno da FIT 0/16, com 135 expositores e a visita de cerca de 7 mil lojistas. De acordo com Humberto Rebonato, diretor da Interfeiras, empresa responsável pela organização da feira, o balanço parcial é bastante positivo, apesar de os expositores reclamarem da queda de movimento. “Tínhamos expectativa de movimentar R$ 200 milhões em negócios, porém, avaliamos que poderá passar de R$ 250 milhões”, disse o executivo. Os expositores atribuem o público menor a dois fatores: cautela dos lojistas em relação ao momento da economia brasileira e a data de realização da feira, que coincide com a época em que as lojas estão bem estocadas e já embaladas para as vendas de Natal.
Sobre o fato de o inverno passado ter sido realizado na mesma época, as empresas acreditam que os lojistas aceitaram a experiência, sem repetir a dose em 2013. Avaliam que seria difícil voltar para o lançamento em janeiro, como era antes, ao mesmo tempo em que entendem que a antecipação para o início de novembro não diminuiria a pressão, uma vez que os lojistas tendem, especialmente os menores, a segurar as compras enquanto não fecham o balanço das vendas de final de ano.
Para movimentar os corredores, pela quarta edição a FIT promoveu o desfile Fashion Collection no qual algumas marcas se revezam na passarela. No inverno 2014, oito marcas desfilaram: Hello Kitty, Johnny Fox (do Grupo Pacífico Sul), Chocake Kids, Lika Nenê, Mundo do Faz de Conta, PK, Daya e Tramppio. Também realizou a final do concurso Estilista Revelação, com oito candidatos, que escolhem se vão desenvolver peças para crianças ou adolescentes.
Venceu a estudante Marina Miyasato com a coleção Prazeres Sensíveis, voltada para meninas e da qual escolheu confeccionar vestido branco, com sobreposição transparente e bordada, arrematado por bolero em tricô. Ela estuda Moda na Fasm (Faculdade Santa Marcelina), de São Paulo (SP). Realizado pela terceira vez, o concurso é aberto à participação de estilistas recém-formados (até dois anos), estudantes de Moda e autodidatas.
GALERIA DE FOTOS (divulgação)
- Foto 1
- Foto 2
- Foto 3
- Foto 4