Fabricante de sarja e malha ampliou a diversificação a partir deste ano, com planos de atingir 800 mil metros do novo tecido em 2013
A Horizonte Têxtil, fabricante de tecido de Minas Gerais, deu início este ano à produção de denim. A empresa que antes só produzia sarja e malha calcula que o investimento necessário para a nova linha de produção alcançou cerca de U$ 8 milhões, volume que foi aplicado desde a época de estudo do projeto até o momento, para a aquisição de maquinários e expansão da infra-estrutura da empresa. “Nosso projeto para introdução de denim em nossa linha de produtos começou em 2010 e, só agora, estamos entrando mesmo para o mercado de jeans”, conta Pollyane Lessa, diretora geral da companhia. Segundo ela, o projeto exigiu reformas na planta atual para acomodar a nova linha de produção, além dos recursos empregados para contratações e treinamento da mão-de-obra contratada. Não houve ampliação da área útil da fábrica, as mudanças foram de layout, comenta a diretora.
A empresa pretende alcançar cerca de 800 mil metros de denim para 2013. “Essa é nossa meta inicial, mas, temos capacidade para até 1 milhão”, assegura Pollyane. Inicialmente, a Horizonte vai produzir opções de denim, os tingimentos blue e deep blue, e o Malte com efeito maquinetado de construção, que empresta ao tecido a aparência de estampa xadrez. A fabricante de tecidos mantém equipe com cerca de 30 representantes espalhados pelo Brasil, que vão vender as três linhas, e um showroom localizado em Belo Horizonte (MG). O setor fabril está dividido em duas regiões: uma em Pará de Minas, a 70km da capital mineira, onde são produzidos cerca de 500 toneladas de sarja, e outra em Belo Horizonte, que produz cerca de 150 toneladas de malha por mês e é também, responsável pela parte de beneficiamento.
fotos: divulgação