Pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde demonstra que esse percentual vem aumentando desde 2006 e que, em 2011, 16% da população era considerada obesa; veja os mapas da distribuição dessa população
O número de pessoas acima do peso no Brasil já é o equivalente ao dobro da população total da Espanha. Dos mais de 190 milhões de habitantes do nosso país, cerca de 92 milhões sofrem com o excesso de peso. Segundo índices apontados por pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, o número de pessoas que abandonam os padrões tradicionais de medidas vem crescendo nos últimos cinco anos. De 2006 a 2011, cerca de 14 milhões de brasileiros passaram a ter sobrepeso.
O estudo foi realizado com a população das 27 capitais brasileiras e aponta, como parâmetro nacional, o índice de 48,5% de pessoas que estão acima do peso. No quadro de obesos, o crescimento também é surpreendente. Em 2006, 11% da população era considerada obesa, já nos números divulgados sobre o ano de 2011, 16% da população está classificada em algum grau de obesidade – o equivalente a mais de 30 milhões de pessoas.
A pesquisa ainda aponta que mais da metade da população masculina do Brasil está com excesso de peso, representando cerca de 52,6% dos homens brasileiros. Já entre as mulheres, 44,2% têm sobrepeso e 16% podem ser consideradas obesas.
Os números podem explicar o crescimento expressivo dos negócios voltados para o público que não está dentro das medidas tradicionais, e explica o aumento relativo de confecções que investem no segmento de vestuário para tamanhos grandes (veja mais).
Índices por região
O GBLjeans preparou mapas com os índices apontados pela pesquisa do Ministério da Saúde. Mostrando, por região do país, qual a porcentagem de pessoas com excesso de peso ou obesas nos referentes estados.
#Região Norte
#Região Nordeste
#Região Centro-Oeste
#Região Sudeste
#Região Sul
imagens: GBLjeans