É a primeira empresa no país a receber a chancela internacional, obtida para a linha Ciclos, com malha e jeans de produção local.
Com a recém-lançada linha Ciclos, a C&A Brasil recebe a certificação Cradle to Cradle (C2C) nível Gold, um abaixo do máximo (Platina). É a primeira vez que uma empresa com produção no país recebe a chancela, desenvolvida para atestar produtos seguros e sustentáveis, orientados para a economia circular.
Para desenvolver a linha Ciclos, a companhia brasileira fez parceria com a C&A Global e a consultoria Eco Intelligent Growth (EIG), entidade de avaliação da Certificação Cradle to Cradle. Durante um ano e meio, desde 2018, fez o que chama de “um intenso processo de desenvolvimento de seus fornecedores”. A certificação envolve adequação desde o cultivo do algodão, com menor impacto ambiental, a utilização de materiais seguros e a gestão de recursos hídricos, até o incentivo ao uso de energia renovável na produção das peças. Além da aplicação de práticas justas e seguras nos negócios, acrescenta a empresa.
A conquista foi um dos destaques do ano mencionados por Paulo Correa, CEO da C&A Brasil, em teleconferência de resultados com analistas de mercado.
Dois fornecedores foram considerados aptos para a produção de peças da coleção Ciclos com a certificação Cradle to Cradle em nível Gold. Na parte de malharia é a Cotton Star. No jeans, o fornecedor é a Emphasis.
PRODUTOS DA CICLOS DA C&A BRASIL E CRITÉRIOS
A linha Ciclos inclui jeans para homens e mulheres. Tem calças mom, shorts cintura alta, saia, calças skinny, para mulheres. Jaqueta, bermuda e calça para homens. “O objetivo da C&A é oferecer um produto com atributos de sustentabilidade tão desejável como o produto regular, sem custar mais caro por isso, reafirmando o compromisso da marca de democratizar o acesso à moda”, afirmou a C&A em comunicado ao mercado.
Atualmente com 293 lojas, a varejista vai comercializar a Ciclos em 44 unidades, além da loja on-line.
A certificação Cradle to Cradle em nível Gold assegura alguns padrões para os produtos da linha Ciclos:
• 100% dos produtos químicos utilizados não apresentam riscos para o meio ambiente e para as pessoas. Também não contêm metais pesados perigosos nos botões.
• 100% de todo o algodão utilizado nos produtos (tecido e linhas de costura) são de origem mais sustentável (adquiridos como BCI ou orgânico certificado na origem, respectivamente).
• 50% da energia utilizada na confecção dos produtos veio de origem renovável, ou fomentou esse tipo de geração.
• 100% dos produtos são fabricados por empresas que mantêm condições de trabalho em padrões superiores ao da legislação local para seus funcionários. Também conduzem projetos sociais que impactam a vida da comunidade local.
• 100% da água utilizada no processo de produção retorna ao meio ambiente sem causar impacto negativo.
• Os produtos da coleção foram desenhados pensando em seus próximos ciclos de uso. “Por isso, podem ser doados, depositados nas urnas do Movimento ReCiclo (disponível em 155 lojas da C&A no Brasil) ou serem encaminhados para reciclagem”, acrescenta a empresa.