Startup sueca desenvolve a 2030 Calculator, ferramenta online, e gratuita, que simplifica os cálculos de emissão por produto.
A startup sueca Doconomy desenvolveu a 2030 Calculator, que mede a pegada de carbono de um produto em minutos. É uma calculadora online, e gratuita, que simplifica os cálculos de emissão de dióxido de carbono por produto. O cálculo da pegada de carbono costuma ser complexo e dispendioso, especialmente para empresas pequenas. Segundo a startup, o tradicional cálculo padrão de ACV (avaliação do ciclo de vida) pode levar semanas para ser concluído.
A versão beta da 2030 Calculator usa dados de cerca de 300 parâmetros e está otimizada para produtos de moda, como vestuário e calçados. As futuras versões planejadas incluirão outras indústrias, como alimentos e bebidas, móveis e eletrônicos de consumo. Entre os materiais disponíveis para escolha está o denim.
A calculadora mede as emissões geradas pela fabricação de um produto, a partir do peso por peça e materiais empregados. Os parâmetros que devem ser preenchidos incluem ainda o uso médio de energia na fabricação (por categoria de produto, país e consumo de energia) e o tipo de transporte (por peso total do produto, distância e meio de transporte entre fornecedor, instalação de fabricação e centros de distribuição).
“Ao entender a pegada de carbono dos produtos, produtores e consumidores podem ajudar a reduzir as emissões em 50% até 2030”, ressalta a Doconomy em comunicado ao mercado. Com base nesses dados, consumidores podem comparar a pegada de carbono de produtos similares, não apenas qualidade e preço. “Esperamos que isso leve a um maior entendimento e a uma mudança no comportamento do consumidor”, declarou no comunicado Johan Pihl, gerente de inovação da startup.
EMPRESAS MAIS TRANSPARENTES
A Doconomy é especializada em desenvolver ferramentas e serviços digitais que visam contribuir para a redução de emissões do gás-estufa. Com a calculadora online, a empresa avalia que as empresas poderão ser mais transparentes em relação ao impacto da pegada de carbono de seus produtos.
O lançamento faz parte da parceria da empresa com a ONU (UNFCCC), no sentido de educar sobre o impacto climático. A 2030 Calculator foi desenvolvida e verificada em colaboração com especialistas em sustentabilidade, dados e impacto climático, como a 2050 Consulting e a Ernest & Young. Usou como fontes de dados, bases diferentes como ICE (The Inventory of Carbon & Energy by the University of Bath); IVL (the Swedish Environmental Institute); e Defra (Department of Energy, Foods & Rural Affairs, do Reino Unido). Os dados de energia para países europeus são da AIB (Association of Issuing Bodies). Para países não europeus usou os dados da IEA (International Energy Agency). As distâncias foram calculadas a partir do Google Maps, usando fatores de emissão do NTM (Network for Transport Measures).
Os dados incluem uma mistura de valores de CO2 (normalizado pelo GWP), com pegadas finais de carbono calculadas em quilos de CO2.
A startup alerta que o serviço não visa substituir uma ACV convencional.
- Para calcular a pegada de carbono, acesse a 2030 Calculator