Saiu a ‘A List’, do CDP, usada pelos agentes para avaliar investimento e aquisição; de 313 globais, nenhuma brasileira de moda.
O CDP divulgou a lista anual das empresas reconhecidas pela liderança em política ambiental. De acordo com a entidade antes conhecida por Carbon Disclosure Project, cada vez mais, o investidor valoriza as ações ambientais. E têm usado esse banco de dados para traçar estratégias de investimento e aquisição de ativos. Das 313 da ‘A List” 2020, nenhuma brasileira da área de moda.
“A demanda do mercado por transparência ambiental corporativa está mais alta do que nunca: 515 investidores com US$106 trilhões em ativos e mais de 150 grandes compradores com US$ 4 trilhões em poder de compra solicitaram que milhares de empresas divulgassem através do CDP em 2020”, afirmou a entidade em comunicado à imprensa.
Da lista de 2020, apenas dez obtiveram Triplo A por medidas adotadas para combater as mudanças climáticas, garantir segurança hídrica e preservar florestas. Nenhuma da área de moda global figura nesse grupo.
Entre os grupos de moda que conquistaram a nota A para iniciativas na área do clima estão Kering, Burberry, H&M, Hanesbrand, Fast Retailing, Zalando e Hyosung. A Lenzing conquistou duplo A, por clima e proteção de florestas. A Levi’s foi citada como exemplo pelo projeto desenvolvido com fornecedores selecionados para identificar e implementar intervenções de energia renovável e economia de água em dez países.
PONTUAÇÃO DA MODA BRASILEIRA
A moda brasileira anda falando bastante de sustentabilidade, mas na lista do CDP não subiram para o nível de liderança ambiental. A Lojas Renner é a melhor posicionada, com pontuação B para mudanças climáticas, mas F para florestas. A Grendene recebeu C em mudanças climáticas e D em segurança hídrica.
A Cia Hering recebeu F para clima e florestas, mas não recebeu solicitação para divulgar dados sobre segurança hídrica. A Riachuelo também obteve F para clima, e não pontuou nas outras duas variáveis porque não houve solicitação de investidores ou clientes.
Alpargatas e Arezzo estão no cadastro com nota F para mudanças climáticas. Outras como Marisa e Vulcabrás aparecem sem pontuação atribuída por não terem sido solicitadas.
Todo ano o CDP pontua empresas e cidades com base nas informações divulgadas de ações que levam à liderança ambiental.
‘A LIST’ DE AÇÕES AMBIENTAIS AINDA CONTEMPLA MINORIA
O CDP ressalta que aumentou o número de empresas listadas com pontuação, embora ainda constituam minoria. Conforme o comunicado, 74% das empresas avaliadas alcançaram pontuações D e C. “Isso significa que estão apenas começando sua jornada ambiental e se conscientizando de como as questões ambientais impactam seus negócios”, observa o relatório. O CDP considera mais preocupante, as 3.700 empresas que não divulgaram dados quando solicitados por investidores ou clientes. “Espera-se que essas empresas enfrentem uma pressão crescente para demonstrar que estão levando os riscos ambientais a sério”, afirma o comunicado da entidade.
A metodologia de pontuação considera: divulgação abrangente de impactos ambientais, riscos, oportunidades, governança e ações; consciência dos riscos ambientais e como eles se relacionam com os negócios da empresa; demonstração da gestão desses riscos ambientais e evidências das melhores práticas associadas à liderança ambiental.
O QUE SIGNIFICA
A e A- | Nível de liderança
B e B- | Nível de gestão
C e C- | Nível de consciência
D e D- | Nível de divulgação
F | Não apresentação de informações suficientes de ações ambientais para avaliação. Indica falha em fornecer informações suficientes ao CDP. As empresas que forem solicitadas a divulgar seus dados e não o fizerem, ou não fornecerem informações suficientes ao CDP para serem avaliadas, receberão um F, explica a entidade. Um F não indica necessariamente falha na gestão ambiental, ressalta.
Not Requested | A empresa não foi solicitada a divulgar informações por investidores ou por seus clientes.
See another | Os dados da empresa foram cobertos pela resposta da empresa-mãe.
Not scored | A resposta não era elegível para receber pontuação.
Not available | A pontuação fica privada tanto para a empresa quanto para clientes que solicitaram a informação.
Forthcoming | A pontuação ainda não foi divulgada.