Hub conecta hospitais a confecções

Plataforma é uma iniciativa de colaboração de Lojas Renner e Einstein para atender demanda por uniformes e máscaras de proteção.

Através de sua incubadora de startups, a Eretz.bio, o Hospital Israelita Albert Einstein fez um projeto colaborativo com a Lojas Renner. Desenvolveu uma plataforma aberta para conectar hospitais a fabricantes de roupas e máscaras de proteção para profissionais da saúde. Segundo as empresas, a intenção é atender de forma mais rápida as demandas urgentes durante a pandemia da covid-19. Batizada de Inovação do Bem, a plataforma é online e nela podem se cadastrar hospitais e fornecedores.

Os hospitais publicam o que precisam em termos de uniformes, como diferentes tipos de aventais e máscaras. Os fornecedores cadastram os itens de proteção que estão habilitados a produzir, ou matéria-prima de que dispõe e mesmo serviços que prestam. “A plataforma vai fazer uma pesquisa e apresentar a você os resultados com maiores possibilidades de corresponder à sua demanda, em formato de anúncios. Você poderá então ter acesso aos dados desses fornecedores e fazer contato direto para realizar negociações”, explica o descritivo do site.

De acordo com Claudia Laselva, diretora da unidade hospitalar Morumbi do Einstein, a dificuldade tem sido garantir EPIs com custos acessíveis, como máscaras, óculos, luvas e aventais. “Usamos a nossa expertise no varejo de moda para alavancar a produção desses materiais através desta plataforma de colaboração, que está a serviço de um propósito maior: salvar vidas ajudando a proteger os profissionais de saúde que têm uma atuação essencial e heroica neste momento”, declarou em comunicado à imprensa, Fabio Faccio, diretor presidente da Lojas Renner.

O projeto da plataforma contou, ainda, com consultoria e suporte do professor Weber Amaral, PhD da Esalq/USP.

DESENHO TÉCNICO, ESPECIFICAÇÃO, ENCAIXE, MOLDE E DESAFIO

A plataforma inclui fichas técnicas para um modelo de avental de manga longa e três tipos de máscaras descartáveis. Apresenta desenho técnico, especificações de tecido, elástico, tamanho de agulha e de linha. Também acrescenta as medidas de segurança que devem ser adotadas durante o processo de produção.

Para o lançamento, o site Inovação do Bem organizou um desafio. O objetivo é buscar soluções inovadoras para máscaras destinadas a equipes médicas. Pretende encontrar alternativas de novos materiais e modelos de fácil utilização, seguros e confortáveis por longos períodos de uso. As propostas podem ser enviadas até 4 de maio.

Os critérios de seleção vão considerar viabilidade técnica e econômica do projeto. Os três finalistas apresentarão a proposta, virtualmente, para uma banca de especialistas de ambas as empresas em 11 de maio. O vencedor ganhará prêmio de R$ 5 mil, em dinheiro, mais R$ 1 mil em compras nas lojas da Renner. E será anunciado em 14 de maio.