Realidade aumentada aplicada à venda

Bold Metrics e Morph 3D anunciaram parceria para juntar as tecnologias de medição e de avatar em um sistema que será usado pelo consumidor na loja física.

Durante a Shop 2017, feira que está em sua segunda edição abordando como novas tecnologias podem unificar experiências de lojas físicas e online, a Bold Metrics e a Morph 3D anunciaram parceria em torno de um sistema que permita ao consumidor construir um avatar de contornos verdadeiros e usando realidade aumentada interagir com produtos holográficos. Podem ser roupas, móveis e carros, entre outros itens de consumo. Para o vestuário, representa um passo importante em direção a compras pela internet, que esbarra em sistemas de medição imprecisos, ainda muito baseados na velha e boa fita métrica.

A Bold Metrics usa inteligência artificial para prever as medições do corpo humano. No novo sistema, o consumidor vai responder perguntas simples, nenhuma envolvendo fita métrica ou uso de scanner corporal, e o sofisticado software da empresa mapeia os detalhes das medidas físicas da pessoa. Também determina como o avatar vai se relacionar com os produtos. De posse desses dados, a Morph 3D gera o avatar realista do consumidor. A Morph 3D é a criadora de uma plataforma geradora de avatares e sistema de gerenciamento de personagens para realidades virtuais, aumentadas e misturadas. Os avatares podem ser comprados na loja da empresa desde US$ 7, sendo os mais caros vendidos a US$ 30. Há também algumas poucas versões gratuitas.

Para as duas empresas, o sistema representa a transição até que todos tenham em casa dispositivos e aplicativos de realidade aumentada, e uma razão a mais para estimular o consumidor a ir até a loja física não só para comprar.