Concurso da Amarê Fashion escolhe 10 projetos

Concurso da Amarê Fashion escolhe 10 projetos

Edição de 2024 do evento de moda goiana tem apoio da Canatiba que fornecerá os tecidos para os estudantes.

Concurso da Amarê Fashion escolhe 10 projetos

De 29 projetos inscritos, 10 foram selecionados para disputar a edição de 2024 do concurso da Amarê Fashion 2024, a semana de moda de Goiás. Participam estudantes de cursos do ensino técnico ou universitário do estado, nas áreas de design de moda, modelagem de vestuário e outras formações afins. Para compor os dois looks do desfile final, os competidores vão receber tecidos fornecidos pela Canatiba Têxtil.

A empresa escolheu fornecer tecidos de suas plataformas de base tecnológica e com fibras especiais. Conforme o comunicado à imprensa, os estudantes escolheram tecidos como o Smart Denim, com o Novo Megaflex Elastopol e o Triple Dry Denim, que trabalham propriedades de conforto térmico, secagem rápida e maior resistência quando submetidos a processos em lavanderia industrial.

Também inclui o Vagalun Metalic, com nível de elasticidade de 50%, no tom Nude. O tecido Enjoy Upcycling foi outra base selecionada, produzida com o poliéster Repreve, feito a partir da recuperação e reprocessamento de garrafas PET.

Como apoio aos estudantes a fim de trabalharem com o denim, tecido que permite a transformação por meio de efeitos aplicados em lavanderia, o concurso fechou acordo com a lavanderia John Cler.

No último dia da Amarê Fashion, marcada para o período de 7 a 10 de agosto, o concurso realiza o desfile do qual sairão os três melhores trabalhos. Disputam: Afro – Gyan, Raízes que Florescem no Cerrado; Aurora do Cerrado; Flora Tropicalla; Flores do Cerrado; Iêlodin o Futuro Goiano; Neo Kaos; O Florescer do Modernismo; Petrônia; Project Hazmat 137; e o projeto sem nome. Eles disputam sozinhos ou em grupos de, no máximo, três colegas de curso.

IDENTIDADE GOIANA

Criada em 2022, a Amarê Fashion visa dar visibilidade à moda de Goiás, já reconhecido como polo produtivo e comercial de vestuário. É uma realização entre o Sebrae-GO, o SENAC-GO, a Fecomércio-GO e o governo do estado. Para a nova edição, os realizadores estabeleceram parâmetros que pretendem destacar: Goianidade, Moda, Inteligência Artificial, Ipê Amarelo, Diversidade, Impacto Visual Disruptivo, Futuro e Conexão, diz o comunicado à imprensa.

São esses os elementos que o competidores do concurso da Amarê Fashion deverão incluir em suas composições.

Desde a primeira edição, o evento é realizado no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia. A programação de 2024 inclui 15 desfiles, sendo treze deles de marcas de moda goianas, o desfile do concurso de novos estilistas e um desfile dos alunos do Senac Fashion School.

Em paralelo, o evento realiza rodadas de negócios durante três dias. Promove encontros entre marcas locais com compradores nacionais e do exterior, sobretudo de países da América do Sul.

Aberto ao público em geral, o evento espera atrair 12 mil pessoas ao longo dos quatro dias de desfiles.

foto: divulgação (by Núcleo de Design do Sebrae-Go e Leonardo.AI)