Edição de 2024 do evento de moda goiana tem apoio da Canatiba que fornecerá os tecidos para os estudantes.
De 29 projetos inscritos, 10 foram selecionados para disputar a edição de 2024 do concurso da Amarê Fashion 2024, a semana de moda de Goiás. Participam estudantes de cursos do ensino técnico ou universitário do estado, nas áreas de design de moda, modelagem de vestuário e outras formações afins. Para compor os dois looks do desfile final, os competidores vão receber tecidos fornecidos pela Canatiba Têxtil.
A empresa escolheu fornecer tecidos de suas plataformas de base tecnológica e com fibras especiais. Conforme o comunicado à imprensa, os estudantes escolheram tecidos como o Smart Denim, com o Novo Megaflex Elastopol e o Triple Dry Denim, que trabalham propriedades de conforto térmico, secagem rápida e maior resistência quando submetidos a processos em lavanderia industrial.
Também inclui o Vagalun Metalic, com nível de elasticidade de 50%, no tom Nude. O tecido Enjoy Upcycling foi outra base selecionada, produzida com o poliéster Repreve, feito a partir da recuperação e reprocessamento de garrafas PET.
Como apoio aos estudantes a fim de trabalharem com o denim, tecido que permite a transformação por meio de efeitos aplicados em lavanderia, o concurso fechou acordo com a lavanderia John Cler.
No último dia da Amarê Fashion, marcada para o período de 7 a 10 de agosto, o concurso realiza o desfile do qual sairão os três melhores trabalhos. Disputam: Afro – Gyan, Raízes que Florescem no Cerrado; Aurora do Cerrado; Flora Tropicalla; Flores do Cerrado; Iêlodin o Futuro Goiano; Neo Kaos; O Florescer do Modernismo; Petrônia; Project Hazmat 137; e o projeto sem nome. Eles disputam sozinhos ou em grupos de, no máximo, três colegas de curso.
IDENTIDADE GOIANA
Criada em 2022, a Amarê Fashion visa dar visibilidade à moda de Goiás, já reconhecido como polo produtivo e comercial de vestuário. É uma realização entre o Sebrae-GO, o SENAC-GO, a Fecomércio-GO e o governo do estado. Para a nova edição, os realizadores estabeleceram parâmetros que pretendem destacar: Goianidade, Moda, Inteligência Artificial, Ipê Amarelo, Diversidade, Impacto Visual Disruptivo, Futuro e Conexão, diz o comunicado à imprensa.
São esses os elementos que o competidores do concurso da Amarê Fashion deverão incluir em suas composições.
Desde a primeira edição, o evento é realizado no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia. A programação de 2024 inclui 15 desfiles, sendo treze deles de marcas de moda goianas, o desfile do concurso de novos estilistas e um desfile dos alunos do Senac Fashion School.
Em paralelo, o evento realiza rodadas de negócios durante três dias. Promove encontros entre marcas locais com compradores nacionais e do exterior, sobretudo de países da América do Sul.
Aberto ao público em geral, o evento espera atrair 12 mil pessoas ao longo dos quatro dias de desfiles.
foto: divulgação (by Núcleo de Design do Sebrae-Go e Leonardo.AI)