Com três marcas próprias – Verde Guaraná, Machinho e Mini Boy -, a empresa enxugou a equipe de representantes a partir do inverno, com planos de ampliar produção e participação no segmento das meninas.
Dono das marcas Verde Guaraná, para meninas de um a 16 anos, Machinho, para meninos de seis a 16 anos, e Mini Boy, para garotinhos de zero a 5 anos, o grupo Machinho resolveu mudar a estratégia de vendas, com redução das equipes. Ano passado, o grupo trabalhava com 36 representantes para atender a Machinho e a Mini Boy, e com 14 para a Verde Guaraná. Mas, a partir do lançamento da coleção de inverno 2013, os planos mudaram e a empresa decidiu concentrar os negócios em 24 representantes, para as marcas voltadas para os meninos, e em sete representantes para sua primeira linha feminina, lançada junto com o verão 2013. Também desistiu de atuar em regiões nas quais não participava. Os resultados não justificam o investimento, argumenta Édson Nóbrega, gerente comercial do grupo.
A reformulação faz parte dos planos de expansão da marca, conta Nóbrega. Atualmente, as duas marcas para meninos são comercializadas por 800 lojas multimarcas, enquanto a Verde Guaraná, para meninas, chega a 50 revendas. Segundo o gerente, até o final do ano, a meta é dobrar a quantidade de pontos de venda da Verde Guaraná. A produção mensal do grupo atinge a média de 35 mil peças, sendo 40% própria feita internamente e os outros 60% terceirizados, incluindo a parte de lavanderia. Para fazer frente à expansão pretendida, o grupo busca novos parceiros de produção.
Novas coleções
Clarice de Carvalho, estilista das três marcas do grupo, antecipou ao GBLjeans os lançamentos da Machinho para o verão 2014, com coleção prevista para chegar aos representantes este mês. Inspirada nos esportes radicais, a coleção contará com 30 modelos, sendo 20 em jeans, como calças skinny, retas com as pernas mais ajustadas; bermudas cargo e camisa jeans. As lavagens receberam efeitos de bigode a laser, prensado e pincelado, fix pin e puídos delicados. A sarja será trabalhada nas cores cáqui, azul e cinza; e com estampas xadrez e camuflada. A malharia da marca, que conta com camisetas e pólos, relacionará o tema da coleção nas estampas, recorrendo a imagens de bicicletas, motos e skates. A cartela de cores seguirá pelos tons de laranja, azul e verde.