Empresa que trabalha com tecidos recicláveis lança tecidos com fios salteados que facilitam o processo de personalização de roupas, objetos de decoração ou calçados
Para o inverno 2013, a EcoSimple preparou cinco tecidos feitos à base de materiais reciclados e concebidos para facilitar a customização de peças. Com o London, o Belfast, o Bilbau, o Slub e o Custom, a empresa assegura que ficaria mais fácil transformar peças, isso porque os tecidos da linha são construídos com fios salteados que permitem que, com apenas uma tesoura, a pessoa possa customizar a peça desejada.
A linha leva a assinatura do estilista Alexandre Herchcovitch, que incluirá modelos confeccionados com alguns tecidos da linha em sua nova coleção.
Os tecidos da EcoSimples acompanham as cores originais dos artigos reciclados, sem uso de corantes, produtos químicos e água no processo de fabricação. As opções de estampa são o listrado, o xadrez, além do tecido liso, todos orientados para os setores de moda, decoração e calçadista. A EcoSimple produz seus tecidos através da coleta de sobras de tecido descartadas pelas indústrias têxteis.
O material passa por algumas etapas de reciclagem, fiação e tecelagem, agregando resíduos de garrafas pets recicladas para compor novos tecidos. Segundo a empresa, um metro de tecido produzido equivale a 480 gramas de resíduos têxteis e oito garrafas pets. A empresa existe desde 2004 recolhendo material para produção no Brasil inteiro, e está localizada na cidade de Americana, interior de São Paulo.
fotos: divulgação