Designer cria jóias com impressora 3D

O equipamento Projet 1200, da 3D System, materializa as peças da criadora Eliania Rosetti, proprietária de um estúdio em São Paulo.

A possibilidade de desenhar na tela do computador objetos que exigem riqueza de detalhes e, pouco tempo depois, ter em mãos as peças impressas em 3D, tornou-se realidade para a designer Eliania Rosetti, proprietária da Solução 3D, estúdio especializado em confecção de jóias, localizado em São Paulo (SP). A empresária apostou nas impressoras tridimensionais para desenvolver suas peças. Ela conta que iniciou seu trabalho desenhando manualmente, até descobrir a modelagem em três dimensões, em 1998, quando ainda não se falava em impressão 3D. De lá para cá, com o desenvolvimento da tecnologia e seu conhecimento sobre o assunto, além de vender jóias de sua autoria, tornou-se professora de treinamentos especializados nessa área.

A designer cria jóias há 25 anos e usa a impressão 3D há cerca de cinco. “A chegada dos modelos atuais de impressora, em 2014, trouxe avanços impressionantes ao processo. Com a tecnologia posso fazer a produção de protótipos de baixo custo e altíssima qualidade”, destaca Eliania.

A executiva usa a impressora Projet 1200, equipamento 3D de pequenas dimensões e alta precisão, que custa em torno de R$ 30 mil, produzido pela norte-americana 3D Systems. O equipamento permite materializar em plástico uma criação em duas dimensões, ou seja, traz para a realidade uma peça desenhada na tela do computador. Depois disso é necessário enviar esse protótipo para a produção da jóia com o material que chega aos consumidores. “A principal vantagem trazida pelo equipamento são fidelidade à minha criação e a possibilidade de explorar novas formas de projetar. Com isso é possível atender a um maior número de clientes, sem prejudicar a qualidade”, afirma.

Para o desenho, Eliania utiliza o software norte-americano Rhinoceros que faz a interação com um sistema específico de joalheria, o RhinoGold. “A única coisa que mudou no meu processo, após o uso do sistema, foi que passei a ter mais facilidade na criação, pois o trabalho manual não atendia minhas expectativas e muitas vezes prejudicava o conceito da jóia, sofrendo interferência de terceiros. O uso do 3D facilitou muito os ajustes e mudanças no projeto”, completa a designer. O estúdio Solução 3D trabalha exclusivamente com projetos para a indústria joalheira, e também oferece cursos de desenho de joias em 3D.

GALERIA DE FOTOS


  • Foto 1
  • Foto 2
  • Foto 3
  • Foto 4
  • Foto 5