Software da brasileira iaiNet interliga a rede wi-fi da loja com os aparelhos dos compradores, capturando informações que são posteriormente consolidadas pelo lojista.
Seguindo a tendência de oferecer ferramentas de gestão para que as lojas físicas conheçam melhor seu cliente, a iaiNet apresentou durante a Futurecom, feira de telecomunicações realizada na semana passada, na capital paulista, um sistema para rastrear consumidores pelo celular. A empresa, criada em 2013 em Feira de Santana, na Bahia, desenvolveu um software que coleta informações emtidas pelas antenas da rede wi-fi das lojas que estejam conectadas com o celular do cliente. Assim que a pessoa chega ao ponto de venda, a antena reconhece o celular e captura dados sobre o modelo do aparelho e passa a acompanhar a movimentação desse cliente pelo espaço de compras.
“Com informações sobre o tipo do aparelho e por onde ele transitou é possível ao lojista classificar o consumidor por nível econômico, saber espaços mais visitados e quanto tempo ficou em cada departamento, comparando com os resultados das vendas”, explica Marcos Barros, CTO da iaiNet. O sistema rastreia os lugares mais “quentes” da loja, entre outras informações que vão para um sistema em nuvem onde são consolidadas para o lojista. A iaiNet desenvolveu o software e trabalha em parceria com vários fornecedores de antenas wi-fi, como a Cisco. A diferença em relação a outros sistemas com a mesma função, é o rastreamento do celular para acompanhar o deslocamento do cliente pela loja.
Em restaurantes, por exemplo, o sistema manda uma mensagem para o celular do cliente dando a opção de se logar com a rede wi-fi local por meio do Facebook. “Com essa informação, o restaurante tem acesso a todos os dados do cliente, podendo sugerir cardápios, direcionar campanhas publicitárias e promoções individualizadas”, afirma Barros.
A iaiNet foi criada há dois anos, tendo recebido incentivos da aceleradora de empresas Start Up Farm que levou diversos pequenos empreendimentos inovadores para a Futurecom. A iaiNet tem 42 clientes e está fazendo um projeto piloto com 478 restaurantes da rede Giraffas. Entre os projetos futuros está a expansão do iaiNet para cobrir shoppings centers.